.
 


Untitled Document

  Notícias

 
.

Um município de gente batalhadora e agricultura forte

Publicado em 24/02/2017, Por Assessoria de Imprensa

Nesta sexta-feira (24), começamos uma série especial sobre o município de Santo Expedito do Sul. Nesta série, que comemora o aniversário de 25 anos, abordaremos os principais pontos de um município que ainda está se firmando, mas que não perde jamais a vontade de crescer, de trabalhar e construir dias melhores.

As terras que hoje pertencem ao município de Santo Expedito do Sul foram ocupadas primeiramente por forasteiros, atraídos pela vastidão de matas de araucárias. No começo, quando tudo era mata fechada, as serrarias começaram a ser instaladas e os primeiros habitantes deram início ao progresso deste chão.

Com vocação agrícola, chegaram mais tarde os imigrantes italianos, atraídos pelas férteis terras de coloração avermelhada. E aqui se instalaram com suas famílias, formando a pequena vila, outrora denominada Secção Paraíso. Com os italianos chegou também a fé no Santo Expedito, que logo passou a dar nome ao lugar.

Hoje, Santo Expedito do Sul é uma cidade basicamente agrícola, com forte vocação também para a atividade leiteira e hortifrutigranjeira. A produção de leite e grãos como soja, milho, trigo, aveia e feijão impulsiona a economia do pequeno município de cerca de 2 mil e 500 habitantes.

Aos poucos, atividades como a produção de pequenos frutos, uva e mel também vai se firmando, assim como a produção de hortaliças. A produção de carnes e demais produtos de origem animal, como embutidos, também tem espaço, com dois abatedouros localizados em Santo Expedito do Sul. Três recebedoras de grãos absorvem a produção do agricultor expeditense, que vê sua terra cada vez mais desenvolvida e sua economia cada vez mais forte.

Um grande produtor de grãos da região nordeste rio-grandense, nestes 25 anos de emancipação, o município de Santo Expedito do Sul reafirma a cada novo ano sua vocação agrícola, resultado do suor e trabalho de uma gente que arregaça as mangas, trabalha e vê o resultado deste trabalho dar frutos.

Esta é a terra de Santo Expedito do Sul: um lugar pacato, de gente trabalhadora e hospitaleira, que tem orgulho de morar aqui!



 
Home | Ver + notícias | Imprimir

 
   


 
 
Av. José Pilonetto, 741, Centro
Santo Expedito do Sul - RS, Cep 99895-000
Fone (54) 3396.1188