Prefeito Jair se despede deixando importantes legados em todas as áreas da AdministraçãoPrefeito Jair se despede deixando importantes legados em todas as áreas da Administração

Publicado em 29/12/2016, Por

Quando assumiu o posto de chefe do Executivo Municipal de Santo Expedito do Sul, em janeiro de 2013, Jair Mendes da Silva (PP) tinha o objetivo de continuar os projetos de seu antecessor, Jacir Luiz Slongo (PTB), do qual foi vice-prefeito de 2009 a 2012. E Jair foi além. O legado que ele deixará para o próximo prefeito do município gaúcho passa por todas as áreas da Administração, destacando-se os investimentos em saúde, educação, agricultura e infraestrutura. Em quatro anos, o povo expeditense viu um governo transparente, austero e disposto a equilibrar as contas, mas também investir. O resultado foi uma administração voltada para o bem-estar do povo, priorizando sempre a sanidade das contas públicas. Entre os principais legados deixados pelo prefeito Jair está a construção da nova Unidade Básica de Saúde. A obra, realizada com recursos próprios e do governo federal, está em fase final de construção e deve ser inaugurada no primeiro semestre de 2017. Com uma estrutura ampla, moderna e confortável, o novo prédio oferecerá um melhor atendimento à população em casos de menor complexidade. Na área da saúde, o governo Jair Mendes da Silva também investiu na aquisição de mobiliário para a atual Unidade Básica de Saúde, em saúde bucal, grande aquisição de remédios para a farmácia básica, aquisição de cinco veículos novos (entre eles, uma nova ambulância e uma van para o transporte de pacientes), saúde da família e saúde na escola. Na área da educação, foram adquiridos novos materiais didáticos, novos móveis para as escolas municipais e foram repassados auxílios para a Associação dos Universitários. Foi realizada também a Mostra do Talento Social. A creche municipal Criança Feliz foi inaugurada e o Plano Municipal de Educação foi aprovado. Além disso, foram adquiridos três ônibus novos para o transporte escolar. Na agricultura, foram adquiridos dois caminhões basculantes, oito colhedoras de silagem, cinco carretos agrícolas, dois espalhadores de adubo líquido, dois classificadores de sementes de soja, aveia e trigo, entre outros investimentos para a Patrulha Agrícola. Uma caminhonete Strada foi adquirida para melhorar a logística da secretaria. Na infraestrutura rural, destacam-se a aquisição de uma motoniveladora e uma retroescavadeira, além de investimentos na abertura e melhoria de estradas, ampliação e construção de mais de 100 bueiros, cascalhamento de estradas nas propriedades rurais e terraplanagem para instalação de novos aviários, pocilgas e armazéns de armazenagem de grãos e máquinas. Na infraestrutura urbana, destacam-se a revitalização e nova estruturação do estádio José Pilonetto e a segunda fase de remodelação da Praça Central, com construção de novos banheiros. Um legado grande e importante é a melhoria das vias urbanas, com a pavimentação das ruas João Nunes da Fonseca e Gelson Bombana. As ruas João Pereira Franco, Heleodoro Pereira Bueno e Fortunato Pilonetto receberam calçamento, e estão prontos para a nova administração os projetos de recapeamento do asfalto da Avenida José Pilonetto e Rua Hermínio Pelisser. A Rua Marcílio Patrocínio dos Santos também possui projeto pronto de pavimentação. Além disso, a garagem da Secretaria de Obras foi reformada e o Parque de Rodeios revitalizado. Foi adquirida também uma caminhonete Strada para a Secretaria de Obras e Viação e um Fiat Grand Siena para o Gabinete do Prefeito. Ao longo dos quatro anos de administração do prefeito Jair, muitos projetos foram desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social, que teve novos móveis adquiridos e sua estrutura reformulada. A secretaria também destinou um grande número de auxílios à população mais carente do município. Uma marca forte do governo Jair Mendes da Silva sempre foi a seriedade no trato do dinheiro público. Com pé no freio e olhar adiante, Jair conseguiu equilibrar o orçamento municipal, pagando salários do funcionalismo e os fornecedores em dia, garantindo crédito para a administração do seu sucessor. A transparência também sempre norteou sua administração. A população expeditense esteve sempre a par da realidade financeira do município e Jair nunca escondeu a baixa arrecadação e os malabarismos feitos para poder honrar seus compromissos e ao mesmo tempo investir em obras que garantirão melhor qualidade de vida à população. Os resultados de toda essa lisura já podem ser colhidos, com a entrega das contas públicas municipais em perfeita sanidade. Um valor de R$ 585 mil reais oriundo de emendas parlamentares está aplicado para a compra de um caminhão, um rolo compactador e um trator agrícola. E um projeto está concluído para aquisição de uma escavadeira hidráulica e melhorias em ruas urbanas. Ao assumir o cargo de novo prefeito no primeiro dia do ano de dois mil e dezessete, Amarildo Negrini (PMDB), que é o atual vice-prefeito de Jair Mendes da Silva, terá em mãos uma estrutura forte e estável para continuar realizando as obras que Santo Expedito do Sul precisa para crescer e se desenvolver cada vez mais. Com a Força que Vem do Povo, muito se construiu até aqui, e certamente mais quatro anos de progresso se iniciam com Amarildo em 2017.