Santo Expedito do Sul tem situação de emergência reconhecidaSanto Expedito do Sul tem situação de emergência reconhecida

Publicado em 22/06/2017, Por Bruna Belusso - Assessoria de Imprensa

O Município de Santo Expedito do Sul teve sua situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, na quarta-feira (21). A decisão está na Portaria nº 80, de 21 de junho de 2017, assinada pelo secretário Renato Newton Ramlow. Além de Santo Expedito do Sul, outros 20 municípios gaúchos tiveram seus decretos reconhecidos nesta quarta-feira.

A decisão está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (22) e reconhece o Decreto Municipal nº 1823, de 08 de junho de 2017, no qual o prefeito Amarildo Negrini decreta situação de emergência no município, devidos às enxurradas que afetaram a área rural e parte da área urbana de Santo Expedito do Sul no dia 04 de junho.

Com o reconhecimento, o município passa a ter acesso a uma série de benefícios como ajuda humanitária, dispensa de processo licitatório, repasse de recurso, auxílio em obras de restabelecimento por meio de Planos de Trabalho, e outros. As chuvas do final de maio e começo de junho atingiram fortemente o município de Santo Expedito do Sul, tendo seu ápice no domingo, 04 de junho. As enxurradas danificaram estradas, pontes e bueiros, deixaram famílias praticamente ilhadas e comprometeram a agricultura, a pecuária de corte e a produção leiteira, as bases da economia expeditense.