NOTÍCIAS

Exposição sobre Simões Lopes Neto está em cartaz na Casa da Cultura Augusto FortunaExposição sobre Simões Lopes Neto está em cartaz na Casa da Cultura Augusto Fortuna

Publicado em 27/09/2017, Por Bruna Belusso - Assessoria de Imprensa

Depois da exposição com frases de Paulo Leminski, em agosto, agora é a vez de Simões Lopes Neto estampar as paredes da Casa da Cultura Augusto Fortuna, de Santo Expedito do Sul. Desde o dia 18 de setembro, os cartazes com detalhes sobre a vida e a obra do autor gaúcho estão expostos para visitação pública no auditório da Casa. A exposição está aberta de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:00.

A exposição, que é feita em parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santo Expedito do Sul com o Sesc Passo Fundo, ficará em cartaz até o dia 29 de setembro e busca levar as obras de João Simões Lopes Neto ao conhecimento da comunidade expeditense. Muito ligado ao cenário campeiro, o autor produziu obras que traduziam a vida do homem gaúcho, como o clássico livro “Lendas do Sul”, de 1913, onde Lopes Neto narra várias lendas conhecidas do Rio Grande do Sul, mas que até então somente eram passadas de boca a boca, principalmente na região interiorana. O autor escreveu ainda “Cancioneiro Guasca” (1910); “Contos Gauchescos” (1912) e “Casos do Romualdo” (1914). Faleceu em Pelotas aos 51 anos, vítima de uma úlcera perfurada.

Homenageando a Semana Farroupilha e o gaúcho, a exposição é uma ótima dica de cultura aos expeditenses. A mostra é oferecida de forma gratuita à população.

Sobre o autor

João Simões Lopes Neto foi um escritor e empresário brasileiro. Segundo estudiosos e críticos de literatura, foi o maior autor regionalista do Rio Grande do Sul, pois procurou em sua produção literária valorizar a história do gaúcho e suas tradições.

Simões Lopes Neto só alcançou a glória literária postumamente, em especial após o lançamento da edição crítica de “Contos Gauchescos” e “Lendas do Sul”, em 1949, organizada para a Editora Globo, por Augusto Meyer e com o decisivo apoio do editor Henrique Bertaso e de Érico Veríssimo.

 





Imprimir Notícia - Compartilhar no Facebook