Evento de conscientização contra o câncer realiza 350 exames gratuitosEvento de conscientização contra o câncer realiza 350 exames gratuitos

Publicado em 24/10/2017, Por Bruna Belusso - Assessoria de Imprensa

A Administração Municipal de Santo Expedito do Sul, por meio da secretaria municipal da saúde, realizou nesta terça-feira (24) um evento de conscientização na luta contra o câncer. O evento faz parte das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. A ação aconteceu durante a tarde no Ginásio Municipal de Esportes e contou com grande presença de homens e mulheres que buscaram orientação e também a realização de exames gratuitos.

Cerca de 450 pessoas prestigiaram as palestras dos médicos Dr. Pedro Arnoud, cardiologista, e da Dra. Laura Zanella Caús, ginecologista e obstetra. Doutor Pedro palestrou sobre os perigos da hipertensão e do diabetes e a ligação destas doenças com alguns tipos de câncer. Já a Doutora Laura falou sobre prevenção ao câncer de mama, de colo uterino e de intestino. Finalizando o ciclo de palestras, o pesquisador em medicina preventiva, Tarcísio Schmitt, explanou sobre a importância de hábitos de vida e de alimentação saudáveis, na busca pela prevenção de doenças.

Nos intervalos das palestras, depoimentos de pessoas da comunidade revelavam força de vontade e fé na luta contra enfermidades. Josimo Vargas, Janete Braambatti, Cleonir Cardoso e Alcides Pelisser emocionaram o público com suas histórias de luta e superação, demonstrando que muitas doenças, inclusive o câncer, tem cura se descobertas precocemente. Ao longo da tarde, 350 homens e mulheres puderam fazer a coleta de sangue para realizar exames de forma gratuita. No caso dos homens, os exames realizados são PSA LIVRE + PSA TOTAL, exames que detectam alterações na próstata. Já nas mulheres, os exames são T4 LIVRE e TSH, utilizados para acompanhar o funcionamento da glândula tireoide.

Segundo o secretário municipal da saúde, Jacinto Pelisser, o evento de conscientização foi um sucesso, tendo alcançado seu objetivo pelo forte engajamento da comunidade. A prevenção é uma das maiores formas de luta contra o câncer.