NOTÍCIAS

Vacinação contra a gripe será ampliada para novas faixas etáriasVacinação contra a gripe será ampliada para novas faixas etárias

Publicado em 08/06/2018, Por Bruna Belusso - Assessoria de Imprensa

A secretaria da saúde de Santo Expedito do Sul anunciou nesta sexta-feira (08) que vai ampliar as faixas etárias para vacinação de crianças e idosos contra a gripe. A medida atende ao Memorando Circular nº 03/2018, enviado pela coordenadoria estadual de imunizações a todos os municípios gaúchos.

Desta forma, além dos grupos prioritários que já recebiam a vacina, passam a ter direito à imunização as crianças de 05 a 09 anos e os idosos de 50 a 59 anos de idade. Em Santo Expedito do Sul, o posto de saúde continua vacinando todos os grupos prioritários e pede maior comparecimento de crianças, gestantes e idosos, pois a procura destes públicos está baixa.

A ampliação das faixas etárias para a vacinação foi adotada pela secretaria estadual da saúde em função da concentração de casos nessas idades. Dos 44 casos confirmados de Influenza neste ano no estado, oito são em crianças entre os 05 e 09 anos, e nove são entre pessoas entre 50 e 59 anos, que antes não estavam incluídas nos grupos prioritários.

Fazem parte dos grupos prioritários, idosos a partir de 50 anos, crianças de 06 meses a 09 anos, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem se imunizar. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação.





Imprimir Notícia - Compartilhar no Facebook