NOTÍCIAS

Campanha de Vacinação contra o Sarampo inicia nesta segunda, dia 06 de agostoCampanha de Vacinação contra o Sarampo inicia nesta segunda, dia 06 de agosto

Publicado em 06/08/2018, Por Bruna Belusso - Assessoria de Imprensa

A secretaria municipal da saúde de Santo Expedito do Sul anunciou o início da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo no município. A campanha atende ao calendário do Ministério da Saúde e começará nesta segunda-feira (06), terminando no dia 31 de agosto.

Segundo o responsável pelo setor de imunizações da secretaria, enfermeiro Guaraci Pinto, crianças com idade entre 01 a 05 anos incompletos devem obrigatoriamente fazer as vacinas contra o sarampo e a poliomielite. Para isso, os pais devem se dirigir até o posto de saúde portando a carteirinha de vacinação da criança, pois sem ela, a vacinação não poderá ser realizada. Já para quem tem idade entre 05 e 49 anos, a orientação é que se dirijam até o posto de saúde para fazer a verificação da carteirinha de vacinação. É obrigatório que o cidadão leve até o posto a sua carteirinha para verificar a necessidade de novas doses da vacina contra o sarampo. Esta ação pode ser feita a qualquer momento, independentemente do período da campanha.

Guaraci orienta que é importante a pessoa procurar sua carteirinha de vacinação, pois se em algum momento da vida ela já fez a vacina do sarampo, não precisa fazer outra dose. Caso necessite de nova vacinação, a determinação do Ministério da Saúde é de duas doses da vacina contra o sarampo para pessoas de 10 a 29 anos de idade, e uma dose para pessoas de 30 a 49 anos. A campanha terá seu “dia D” no sábado, dia 18 de agosto, quando o posto de saúde de Santo Expedito do Sul ficará aberto durante todo o dia.

A secretaria informa ainda que a vacina do sarampo para adultos estará disponível permanentemente no posto de saúde, como vacina de rotina. O município recebe as doses em lote e vacinará a população enquanto houver doses. Em alguns momentos pode haver falta de doses no posto de saúde, mas a aplicação acontecerá conforme disponibilidade de estoque. A vacina é contraindicada para gestantes, menores de 06 meses de idade e para quem tem hipersensibilidade aos componentes da fórmula.





Imprimir Notícia - Compartilhar no Facebook