Evento de conscientização contra o câncer oferece 650 exames gratuitosEvento de conscientização contra o câncer oferece 650 exames gratuitos

Publicado em 29/10/2018, Por Bruna Belusso - Assessoria de Imprensa

Aconteceu na sexta-feira (26) no Ginásio Municipal de Esportes de Santo Expedito do Sul, o evento de conscientização contra o câncer, promovido pela prefeitura municipal, por meio da secretaria municipal da saúde. Cerca de 700 pessoas acompanharam as palestras do urologista Dr. José David Kartabil que falou sobre saúde do homem e do endocrinologista Dr. Mateus Fabro que falou sobre diabetes e saúde da mulher.

Após as palestras, enfermeiros da secretaria e profissionais da Farmaluza realizaram a coleta de 650 amostras de sangue de homens e mulheres com mais de 45 anos. Para os homens foram ofertados exames gratuitos de PSA (Antígeno Prostático Específico), que serve para diagnosticar alterações na próstata. Para as mulheres, foram realizados exames gratuitos de Vitamina D-25 Hidroxi, para detectar possíveis deficiências de vitamina D no organismo.

O evento, que faz parte da programação do Outubro Rosa e Novembro Azul, alcançou recorde de público, mostrando mais uma vez a importância destas campanhas na saúde preventiva da população. Em 2017, 350 homens e mulheres procuraram os exames gratuitos da campanha de conscientização. Em 2018, o número saltou para 650, evidenciando o comprometimento da população em cuidar da própria saúde. Ao final da tarde, chinelos comemorativos ao Outubro Rosa e Novembro Azul foram distribuídos para todos que coletaram sangue para os exames.