EDUCAÇÃO
Encontro de formação reuniu os professores da rede municipal e teve atividades práticas baseadas na BNCC
A Secretaria Municipal de Educação de Santo Expedito do Sul iniciou nesta quinta-feira, dia 24 de junho, uma formação continuada para professores do ensino fundamental denominada “BNCC na prática em sala de aula”. A atividade, ministrada pelo professor Dr. Lenir Antonio Hannecker, reuniu 30 educadores do município e envolveu práticas baseadas na BNCC. Para marcar o encontro, os professores receberam uma seringa com doce de leite e a inscrição: “A sua injeção de ânimo chegou”.
Conforme a secretária de Educação, Delirdes Tonietto, a formação visa qualificar cada vez mais a educação no município. “Na parte da manhã tivemos um momento teórico necessário para o bom entendimento da BNCC e, na sequência, iniciamos as atividades vivenciais”, conta a secretária. Segundo ela, a atividade envolveu muito práticas com participação ativa por parte dos professores. “Certamente todas as atividades vem acrescer um ânimo novo, para que possamos melhorar cada vez mais nossa prática educativa”, avalia Delirdes, salientando que o trabalho foi muito produtivo.
Qualificação da educação
Para o professor Dr. Lenir Antonio Hannecker, é uma alegria estar no município de Santo Expedito do Sul trabalhando com educação. “Como instrutor e formador de professores, tenho sempre uma satisfação muito grande poder reunir mais de 30 professores que, apesar da pandemia, das dificuldades, de se reinventar e das angústias que estamos vivendo, estão reunidos e iniciando um trabalho muito importante”, frisou ele.
Na opinião do educador, a qualificação só é possível graças ao empenho do Poder Público municipal, da Secretaria de Educação e a participação dos professores. “Iniciamos uma etapa muito significativa de formação de professores. Existem documentos que criam normas diferentes de atuação no exercício de ensinar e os professores precisam ser preparados para também fazer esse algo diferente”, explica.
Pedagogia por projetos
O curso de formação traz ferramentas e vivências que procuram dar termo às 10 competências gerais da BNCC, orientando os professores para que possam se reinventar. Complementando essa iniciativa também haverá um outra formação: a Pedagogia por Projetos, onde as escolas que trabalham com conteúdos tradicionais passam a atuar pela ação dos professores colocando o aluno como protagonista através de projetos.
Conforme Hannecker, os principais conteúdos programados para o ano letivo serão desenvolvidos não apenas de forma expositiva pelos professores, mas através por projetos que terão o envolvimento da comunidade, dos profissionais e das famílias. “O grupo de professores está bem empenhado e procurando com muito interesse as inovações na educação”, considera o professor, ao parabenizar toda a equipe pela valorização da educação no município.
A atividade foi realizada no salão da Terceira Idade e teve respeitados os protocolos de cuidados e distanciamento preventivos à contaminação do coronavírus.
Fotos: Assessoria de Comunicação e Secretaria de Educação
Atividade foi realizada no salão da Terceira