RURAL
Certificado está disponível para emissão de forma online, por aplicativo ou diretamente na Secretaria de Agricultura
O Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR 2021) já está disponível para emissão e pagamento. Os proprietários, titulares do domínio útil ou possuidores de qualquer título de imóvel rural precisam ter o documento, que é fornecido pelo Incra e é indispensável para desmembramento, arrendamento, hipoteca, venda ou partilha de imóvel rural. Além disso, é essencial para a concessão de crédito agrícola.
Os proprietários podem acessar o documento pelo endereço https://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao, pelo aplicativo SNCR-Mobile, ou se dirigirem até a Secretaria Municipal de Agricultura. Para emissão via internet, é necessário informar o Código do Imóvel Rural, o CPF ou CNPJ do declarante, o estado e o município de localização do imóvel. Já para validação, é necessário o pagamento da taxa cadastral de serviço na rede de atendimento do Banco do Brasil, devendo guardar o comprovante para fins de validade do CCIR.
A Taxa de Serviço Cadastral deve ser paga nos canais de atendimento, sem cobrança de juros e correção. Débitos de anos anteriores serão cobrados no CCIR 2021. Se a quitação não ocorrer no prazo, o certificado deve ser emitido novamente pela internet.
Para quem quiser emitir a guia diretamente na Secretaria de Agricultura, o atendimento acontece das 7h30min às 11h30min na parte da manhã das 13h às 17h pela tarde. O contato para tirar dúvidas também pode ser feito por telefone, pelo número (54) 3396-1047.