AGRICULTURA
Prazo segue de 17 de setembro a 17 de outubro e vai contemplar 24 propriedades rurais do município
A agricultura familiar de Santo Expedito do Sul ganhou uma nova oportunidade de fortalecimento com o início das inscrições para o Programa Operação Terra Forte, que começaram neste mês de setembro, e seguem até 17 de outubro. A iniciativa beneficiará 24 propriedades rurais no município, acompanhando agricultores e pecuaristas familiares em práticas conservacionistas e no uso de tecnologias sustentáveis.
Podem participar produtores que comprovem sua vinculação à agricultura familiar por meio do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou da Declaração de Pecuarista Familiar (DPF) ativos. Para verificar a situação do cadastro, os interessados podem acessar o site caf.mda.gov.br.
As inscrições devem ser feitas de forma presencial no escritório municipal da Emater/RS-Ascar, com o extensionista rural Diogenes Antonio Fracasso. No ato, será realizada uma entrevista semiestruturada e solicitada a apresentação de documento de identificação. Caso necessário, a Emater prestará apoio na atualização do CAF antes da efetivação da inscrição. O agricultor também deverá indicar qual atividade produtiva será priorizada no Plano Individual de Ações Integradas (Piai), caso seja selecionado.
O programa é uma iniciativa do Governo do Estado do RS, voltada à recuperação produtiva e ambiental de unidades familiares, priorizando ações de resiliência climática, manejo sustentável do solo e aumento da produtividade. A seleção será feita pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, levando em conta critérios estabelecidos pelo programa, como necessidade de recuperação do solo, protagonismo feminino ou jovem, residência na propriedade, adoção de tecnologias e potencial de multiplicação das práticas.
Os produtores selecionados participarão de capacitações e abrirão suas propriedades para ações educativas e dias de campo. Após o processo seletivo, será divulgada uma lista preliminar, com prazo para recursos, seguida da homologação final pela Emater/RS-Ascar.
Mais informações podem ser obtidas no escritório da Emater/RS-Ascar, presencialmente ou pelo telefone (54) 99646-8775, ou ainda na Secretaria Municipal de Agricultura de Santo Expedito do Sul.