EDUCAÇÃO
Iniciativa qualifica as práticas educacionais e fortalece a educação inclusiva na rede municipal
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, passa a contar com um Baú de Recursos Terapêuticos e Jogos Pedagógicos, composto por mais de 80 materiais que irão qualificar e fortalecer as práticas educacionais desenvolvidas junto às crianças com transtornos do neurodesenvolvimento da rede municipal de ensino.
O acervo reúne recursos voltados ao desenvolvimento cognitivo, emocional, social e pedagógico, possibilitando intervenções mais lúdicas, estruturadas e acessíveis, de acordo com as necessidades educacionais específicas de cada aluno. Os materiais ampliam as estratégias de aprendizagem e contribuem para um ambiente educacional mais inclusivo e acolhedor.
Além de ser utilizado pela Psicóloga da Educação, o Baú de Recursos também estará à disposição dos professores da rede municipal, especialmente nos atendimentos de reforço escolar e na aplicação de estratégias pedagógicas diferenciadas, fortalecendo o trabalho integrado entre Educação e Psicologia.
Para a Psicóloga da Educação, Cassiane Tonietto, a iniciativa representa um avanço significativo para o município. “Esse material representa um avanço muito importante para o nosso município. Os jogos terapêuticos e pedagógicos ampliam as possibilidades de intervenção, favorecem o engajamento das crianças e contribuem diretamente para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, emocionais e sociais. Quando esse recurso é utilizado de forma integrada entre Psicologia e professores, conseguimos potencializar os resultados no processo de aprendizagem e no desenvolvimento global das crianças.”
A iniciativa mostra a busca do município para uma educação inclusiva, baseada em práticas técnicas, planejamento pedagógico e cuidado integral com o desenvolvimento infantil.