COMUNIDADE
Entenda quem pode receber, como consultar e onde utilizar o cartão do programa
A Secretaria de Assistência Social de Santo Expedito do Sul esclarece aos cidadãos sobre o funcionamento do Programa Pé no Futuro, iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul que concede um cartão no valor de R$ 150 para a compra de tênis (sapato fechado) e meias destinados a estudantes da rede estadual de ensino.
O objetivo do programa é garantir melhores condições para a permanência dos alunos na escola, assegurando um item essencial para o dia a dia escolar.
Para verificar se o estudante tem direito ao benefício, a consulta deve ser realizada, exclusivamente pelo site oficial do programa:
www.educacao.rs.gov.br/pe-no-futuro
No campo indicado, deve ser informado o CPF do estudante ou do responsável familiar cadastrado no CadÚnico. O sistema informará se o aluno foi contemplado, além da data e do local para retirada do cartão.
A distribuição dos cartões ocorre desde o dia 22 de dezembro para estudantes que já são alunos da rede estadual. Já os ingressantes e estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio em 2026 deverão aguardar a conclusão do processo de matrícula para verificar a disponibilidade do benefício.
No interior do Estado, incluindo Santo Expedito do Sul, os cartões devem ser retirados nas agências do Banrisul, de segunda a sexta-feira, no horário das 11h às 15h. A retirada deve ser feita pelo responsável legal, no caso de estudantes menores de 18 anos, ou pelo próprio estudante, se maior de idade.
O valor de R$ 150 deve ser utilizado exclusivamente em lojas físicas localizadas no Rio Grande do Sul, apenas para a compra de tênis (sapato fechado) e meias. Não é permitido o uso do cartão para compras online ou para outros tipos de produtos.
No momento da compra, é indispensável exigir a inclusão do CPF do beneficiário e da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) correta do produto na nota fiscal. Essa exigência é fundamental para a prestação de contas do recurso, que ocorre de forma automática pelo sistema quando os dados estão corretos.
A Secretaria de Assistência Social reforça a importância de que estudantes e responsáveis fiquem atentos às orientações e utilizem o benefício de forma adequada. Em caso de inconsistências ou problemas na compra, o beneficiário ou responsável será notificado para regularização.
Para mais informações, os cidadãos podem procurar a Secretaria de Assistência Social do município, que está à disposição para orientar e auxiliar a comunidade.