Audiência Pública em Santo Expedito do Sul debateu acessos asfálticosAudiência Pública em Santo Expedito do Sul debateu acessos asfálticos

Publicado em 14/06/2016, Por

Foi realizada nesta segunda-feira (13) em Santo Expedito do Sul uma Audiência Pública da Comissão Especial dos Municípios Sem Acesso Asfáltico da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Gilmar Sossella (PDT). Além do deputado Sossella, estiveram presentes o deputado estadual e membro da Comissão Especial, Vilmar Zanchin (PMDB), os prefeitos de Santo Expedito do Sul Jair Mendes da Silva (PP), de São José do Ouro Benhur Francisco Vanz (PT), de Tupanci do Sul Genor José Marcon (PMDB), de Capão Bonito do Sul Danilo Barreto da Costa (PMDB) e de Cacique Doble Clairton Pasinato (PMDB). Também estiveram presentes na Audiência o engenheiro do Daer/RS Júlio Zanella, autoridades regionais e comunidade em geral. Realizada na Casa da Cultura, a Audiência debateu a possível construção de acessos asfálticos para os dois únicos municípios da Amunor que ainda não os possuem: Santo Expedito do Sul e Tupanci do Sul. Em meio a discursos de prefeitos e dos deputados Sossella e Zanchin, que falaram sobre a possibilidade de se conseguir recursos junto ao BNDES e Banco Mundial para financiar as obras, o descontentamento por mais de 20 anos de buscas e incertezas ficava nítido nas falas das autoridades. Destaque para o pronunciamento do prefeito expeditense, Jair Mendes da Silva, que expôs a difícil situação do município para colher e escoar sua produção agrícola e enfatizou que a promessa de asfalto é tão antiga que a população já está descrente quanto à realização das obras. O prefeito expeditense lembrou que foi protocolado recentemente um pedido para o rebaixamento de dois morros no trajeto da AM 465, o que seria mais um passo para que seja dado o início nas obras de asfaltamento do trecho. Jair também disse que a obra de asfaltamento no trecho de 10 km que liga Santo Expedito do Sul à RS 343 já está licitada e a empresa Bolognese foi contratada para realizar os trabalhos, faltando somente a liberação para o início das obras. Após ser aberto espaço para a manifestação da comunidade, representantes locais cobraram eficiência por parte da Comissão Especial dos Municípios Sem Acesso Asfáltico para que Santo Expedito do Sul e Tupanci do Sul de fato saiam do isolamento e recebam em breve o acesso asfáltico.