NOTÍCIAS

Vacinação contra o HPV será feita nas quartas-feiras em Santo Expedito do SulVacinação contra o HPV será feita nas quartas-feiras em Santo Expedito do Sul

Publicado em 03/08/2017, Por Bruna Belusso - Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal da Saúde de Santo Expedito do Sul divulgou o calendário de vacinações contra o HPV para meninos e meninas em 2017. A Unidade Básica de Saúde do município estará realizando a vacina em meninas de 9 a 14 anos, em duas doses, sendo a segunda dose, seis meses após a primeira.

No caso dos meninos, também serão feitas duas doses com intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda dose, porém, o Ministério da Saúde ampliou em 2017 a oferta da vacina para meninos, ficando a faixa etária de 11 a 14 anos atualmente, ao contrário dos outros anos, que era de 12 a 13 anos.

As crianças deverão ir até a Unidade Básica de Saúde preferencialmente às quartas-feiras, acompanhadas dos pais ou responsáveis e levar a carteirinha de vacinação.

O Brasil é um dos primeiros países do mundo a oferecer a vacina na rede pública de saúde também para meninos. O objetivo é proteger crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes de serem expostas ao vírus. O HPV (vírus do papiloma humano) tem mais de 200 subtipos. Desse total, mais de 40 são facilmente transmitidos pela via sexual, com o contato direto da pele ou de uma mucosa infectada. Entre eles, cerca de 12 são considerados de alto risco e podem causar câncer. 





Imprimir Notícia - Compartilhar no Facebook