Semana Farroupilha 2017 valoriza a família na escola em Santo Expedito do SulSemana Farroupilha 2017 valoriza a família na escola em Santo Expedito do Sul

Publicado em 21/09/2017, Por Bruna Belusso - Assessoria de Imprensa

Com o tema: Nossa Terra, nosso Orgulho, a Semana Farroupilha 2017 em Santo Expedito do Sul valorizou a família e também o orgulho de ser expeditense e gaúcho. Com uma programação nas escolas, que incluiu pais, alunos, professores e servidores, os festejos chegaram ao fim nesta quarta-feira, Dia do Gaúcho, com uma confraternização na Praça Central do município.

Os festejos tiveram início na sexta-feira (15), com o Dia da Família na escola Professora Loreni Moreira, localizada na comunidade do Caravágio. Um grande público pode conferir as apresentações dos estudantes, danças e um almoço para a comunidade escolar, com o tradicional arroz de carreteiro. No domingo (17), um matinê no salão paroquial reuniu a terceira idade para comemorar a semana dos gaúchos. Todos pilchados, os integrantes dançaram muito ao som de músicas típicas do Rio Grande do Sul.

Já na segunda-feira (18), o dia foi de comemoração na escola estadual Genoveva Pelisser, onde a comunidade se reuniu para participar de um encontro bem gauchesco, com roda de mate, comidas típicas, muita música e dança. Na escola, a semana toda foi de celebração da cultura gaúcha. Na terça (19), as escolas municipais Cristiano Kern e Criança Feliz fizeram suas atividades com muita música e o popular “gaitaço”, com artistas locais. Na escola Cristiano Kern, houve ainda um almoço típico e um concurso para escolher a prenda, prendinha, piá e piazito da Semana Farroupilha.

Os festejos se encerraram na tarde da quarta-feira (20), com a mateada do Dia do Gaúcho na Praça Central de Santo Expedito do Sul. A confraternização reuniu a comunidade para tomar chimarrão, comer pipoca e assistir as apresentações de gaiteiros locais e das invernadas artísticas do CTG Crioulo Expeditense. A mateada teve como parceira a ervateira Valério, que doou a erva-mate para o evento. Segundo a secretária municipal de educação e cultura, Andreia Molin, a programação da Semana Farroupilha 2017 foi um sucesso, pois conseguiu envolver a família nos festejos e trouxe a comunidade escolar para celebrar a cultura gaúcha.

Confira o álbum de fotos completo no link: https://goo.gl/iWG34A