NOTÍCIAS

S.I.M. de Santo Expedito do Sul faz campanha sobre consumo de pescadoS.I.M. de Santo Expedito do Sul faz campanha sobre consumo de pescado

Publicado em 27/03/2018, Por Bruna Belusso - Assessoria de Imprensa

Durante o período da Semana Santa, o consumo de pescado aumenta consideravelmente. Pensando neste hábito comum entre a população, o Serviço de Inspeção Municipal de Santo Expedito do Sul (S.I.M.) está fazendo um alerta para que a população observe cuidadosamente as condições de armazenamento dos pescados. Além da higiene, a limpeza e a documentação dos estabelecimentos também devem ser observadas antes da compra deste tipo de alimento.

Além de checar as condições sanitárias do local onde os peixes estão sendo comercializados, algumas dicas podem ser observadas para acertar na escolha do pescado:

- O pescado fresco deve estar em bandejas ou caixas plásticas íntegras e limpas, devidamente acondicionado em gelo ou sob refrigeração entre 2°C e 4°C.

- O pescado congelado precisa estar em embalagem plástica e armazenado entre -12°C e 18°C.

- O odor dos peixes tem que ser característico e não repugnante.

- Confira se o corpo do peixe está firme e brilhante. Ao deteriorar-se a carne fica flácida. Se você pressionar com os dedos e não ficarem marcas, significa que o pescado está fresco.

- A pele do peixe deve ser bem aderida, úmida e sem a presença de manchas. As escamas devem ser unidas entre si e fortemente aderidas à pele.

- Os olhos devem ser salientes e brilhantes.

- As guelras também são brilhantes e sem viscosidade. A cor vai do rosa ao vermelho intenso.

- Os pescados devem ser livres de contaminantes (terra, barro, gramas, moscas, entre outros).

- Os pescados são produtos altamente perecíveis e suscetíveis à contaminação. Por isso, devem permanecer o menor tempo possível em temperatura ambiente.

Fica o alerta para que ao adquirir um alimento de origem animal, o consumidor se certifique da procedência deste produto e desta forma, possa aproveitar as festividades de Páscoa com mais alegria e segurança.





Imprimir Notícia - Compartilhar no Facebook