Prefeitura inicia entrega das guias do IPTU 2018Prefeitura inicia entrega das guias do IPTU 2018

Publicado em 13/04/2018, Por Bruna Belusso - Assessoria de Imprensa

A prefeitura de Santo Expedito do Sul iniciou nesta sexta-feira (13) a entrega das guias para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao ano de 2018. As guias serão entregues em casa e se algum morador não as receber, pode retirar na prefeitura. O imposto poderá ser pago em parcela única com desconto de 5% e vencimento em 10 de maio, ou ainda, o morador poderá pagar em três parcelas. No caso de parcelamento, as guias terão vencimento em 10 de maio, 11 de junho e 10 de julho.

A secretaria municipal de urbanismo informa que o pagamento deverá ser realizado no Banrisul ou no Mercado Severino Pelisser, correspondente Banrisul. Destaca ainda que em 2018, o IPTU possui inclusa a Taxa do Lixo para os terrenos com residências, ou seja, que possuem unidades geradoras de lixo.

O que é o IPTU?

IPTU é um imposto cobrado pelos municípios dos proprietários de imóveis urbanos, sejam eles edificados ou não. Por se tratar de um imposto, o dinheiro arrecadado através de sua cobrança é destinado ao município onde se encontra o imóvel, que pode utilizar esse recurso como melhor entender. Assim, não necessariamente o dinheiro do IPTU será aplicado na manutenção de ruas, por exemplo. Caso a prefeitura tiver outras prioridades, como despesas com creches, escolas, postos de saúde, ela poderá utilizar os recursos oriundos do IPTU.

A mesma coisa acontece com o IPVA, que é um imposto cobrado pelos Estados dos proprietários de veículos automotores. Apesar de algumas pessoas acharem que ele é aplicado nas estradas, na verdade ele é gasto onde o Estado entender ser devido. Isso ocorre com todos os impostos que pagamos.