NOTÍCIAS

Vacinação contra a gripe está acontecendo no posto de saúdeVacinação contra a gripe está acontecendo no posto de saúde

Publicado em 26/04/2018, Por Bruna Belusso - Assessoria de Imprensa

Desde a segunda-feira (23), quando iniciou a campanha nacional de vacinação contra a gripe, o posto de saúde de Santo Expedito do Sul está vacinando a população que faz parte dos grupos prioritários.

Fazem parte destes grupos, idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem se imunizar. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação.

O secretário da saúde de Santo Expedito do Sul, Jacinto Pelisser, salienta que os cidadãos devem procurar o posto de saúde para realizar a vacina, pois o município recebe as doses em lote e vacinará a população enquanto houver doses. O enfermeiro responsável pelas imunizações, Guaraci Pinto, enfatiza que principalmente idosos, crianças e gestantes devem procurar se vacinar, pois são os grupos mais suscetíveis à gripe. Guaraci também destaca que em alguns momentos pode haver falta de doses no posto de saúde, devido ao recebimento em lotes, mas que enquanto durar a campanha nacional, a população pode procurar a vacina, que será aplicada conforme disponibilidade de estoque.

O Ministério da Saúde alerta para que as pessoas se vacinem dentro do prazo da campanha para evitar a gripe e seus possíveis agravamentos. É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir a proteção. Para alguns grupos prioritários, como os idosos, cada município possui metas para vacinação.





Imprimir Notícia - Compartilhar no Facebook