18ª Romaria de Santo Expedito reúne milhares de fiéis18ª Romaria de Santo Expedito reúne milhares de fiéis

Publicado em 30/04/2018, Por Bruna Belusso - Assessoria de Imprensa

A cidade de Santo Expedito do Sul acolheu milhares de fiéis nos dias 28 e 29 de abril, durante a 18ª Romaria de Santo Expedito. Com o lema: “Santo Expedito, soldado da esperança, luz que ilumina e conduz a fé do povo”, a peregrinação contou com transmissões em tempo real pela internet, o que facilitou o acesso dos devotos às celebrações.

Segundo a Rádio Amiga FM, emissora de rádio local, pela internet foram mais de 100 mil pessoas alcançadas durante todos os dias de Romaria, incluindo a novena. Deste número, 50 mil pessoas estavam conectadas somente na última missa do domingo. Os números mostram a dimensão do evento. De forma presencial, outros milhares de romeiros se aglomeravam pela Praça Central e pelas ruas da cidade, demonstrando a fé no Santo das Causas Urgentes.

As celebrações emocionaram a todos. No sábado (28) à tarde, a missa do CLJ fez uma reflexão sobre o amor a Jesus Cristo. Os jovens levaram até o palco central a vitalidade e a fé que estão presentes no movimento. À noite, a celebração foi presidida pelo padre Ezequiel Dal Pozzo, que encantou os romeiros com sua voz e uma bela reflexão sobre a positividade da vida. A procissão luminosa e o show de fogos foram o ponto alto da noite.

No domingo (29), a festa iniciou logo cedo, com a chegada de dezenas de caravanas e romeiros vindos a pé de diversas partes do estado. As celebrações mais uma vez emocionaram os devotos de Santo Expedito. Padre Ezequiel Dal Pozzo fez um pequeno show antes da benção final e a tradicional chuva de lembrancinhas abençoou os romeiros. Um momento muito emocionante da tarde também foi a entrega das medalhas de Santo Expedito a alguns romeiros, feitas pelos soldados de Santo Expedito. Os agraciados com as medalhas receberam a incumbência de rezar ao Santo e visitar pessoas doentes e necessitadas levando carinho e atenção.

O fim de mais uma Romaria chegou com a procissão, onde o carro andor de Santo Expedito percorreu algumas ruas da cidade levando atrás um mar de romeiros que tinham pedidos a fazer e graças a agradecer. A Romaria de Santo Expedito iniciou em 2001 e acontece todos os anos, no último final de semana do mês de abril.