Santo Expedito do Sul passa a condição de município infestado pelo mosquito da dengueSanto Expedito do Sul passa a condição de município infestado pelo mosquito da dengue

Publicado em 22/06/2018, Por Bruna Belusso - Assessoria de Imprensa

Nesta quinta-feira (21), estiveram em Santo Expedito do Sul os biólogos Anama Araldi Rech e Leonardo Seidler De Marchi, da Vigilância Ambiental em Saúde da 6ª Coordenadoria Regional, para repassar informações sobre a infestação de larvas e pupas do mosquito Aedes aegypti no município. A reunião com lideranças municipais aconteceu na Casa da Cultura Augusto Fortuna.

Conforme os biólogos, considerando as diretrizes do Programa Estadual de Vigilância e Controle do Aedes, o município de Santo Expedito do Sul passa oficialmente a ser considerado infestado pelo mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus, entre outras moléstias. Isso se deve ao fato de terem sido encontradas larvas do mosquito Aedes em Santo Expedito do Sul. Segundo a Vigilância Sanitária Municipal, as larvas foram identificadas em uma caixa d’água.

Os profissionais destacaram que não há motivo para pânico, pois o município está sendo monitorado e as chances de uma epidemia de dengue são muito baixas, tendo em vista que os mosquitos encontrados não estão infectados. Mesmo assim, uma série de medidas deverão ser tomadas para controle do Aedes. É importante o engajamento de todos os setores da comunidade, principalmente da população, que deve eliminar todos os paradeiros de água. Agora, mais do que nunca, os cuidados em eliminar o mosquito devem ser redobrados.