Evento de conscientização contra o câncer acontece na sexta-feira (26)Evento de conscientização contra o câncer acontece na sexta-feira (26)

Publicado em 20/10/2018, Por Bruna Belusso - Assessoria de Imprensa

Na sexta-feira, dia 26 de outubro, a secretaria municipal da saúde de Santo Expedito do Sul promoverá um evento de conscientização contra o câncer de mama e câncer de próstata. O evento alusivo ao outubro rosa e novembro azul acontecerá no Ginásio Municipal de Esportes a partir das 13h30min. Haverá palestras com os médicos Dr. José David Kartabil que é urologista e falará sobre saúde do homem e Dr. Mateus Fabro, endocrinologista, que falará sobre diabetes e saúde da mulher.

Durante a tarde também serão coletadas amostras de sangue dos pacientes acima de 45 anos. No caso dos homens, a secretaria disponibilizará exames gratuitos de PSA (Antígeno Prostático Específico), que serve para diagnosticar alterações na próstata. Para as mulheres, serão realizados exames gratuitos de Vitamina D-25 Hidroxi, para detectar possíveis deficiências de vitamina D no organismo.

Segundo o secretário Jacinto José Pelisser, o evento é muito importante, pois além de conscientizar a população sobre a importância da saúde preventiva, ainda barateia os custos com exames, que podem ser ofertados em maior quantidade neste dia, reduzindo custos para a secretaria. Ainda de acordo com o secretário, é importante que homens e mulheres compareçam, pois a secretaria não disponibilizará mais esses exames de forma gratuita em 2018. Jacinto também comenta que brindes serão distribuídos para todos ao final do evento.

Em 2017, o evento de conscientização contra o câncer realizou 350 exames gratuitos, tendo alcançado sucesso absoluto. A expectativa para 2018 é de que o evento mais uma vez alcance seu objetivo, atraindo um grande público de homens e mulheres.