NOTÍCIAS

Chama Crioula chegou no sábado (31) a Santo Expedito do SulChama Crioula chegou no sábado (31) a Santo Expedito do Sul

Publicado em 02/09/2019, Por Bruna Belusso - Assessoria de Imprensa

Foi debaixo de muita chuva que a tradicional Chama Crioula chegou ao pago de Santo Expedito do Sul, no último sábado, dia 31 de agosto. Conduzida por uma tropa de cavaleiros vindos da cidade vizinha de Caseiros, a Chama foi recepcionada por autoridades municipais e por integrantes de grupos tradicionalistas do município.

Os cavaleiros também trouxeram consigo, uma muda de erva mate, que foi plantada na entrada do Parque de Eventos, juntamente com crianças expeditenses. A Chama Crioula foi acesa no dia 16 de agosto na cidade de Tenente Portela e suas centelhas estão sendo espalhadas por todo o Rio Grande do Sul através de grupos de cavaleiros. Em Santo Expedito do Sul, a centelha do fogo campeiro ficará acesa até o fim dos Festejos Farroupilhas de 2019.

A Chama

O ritual de acendimento da Chama Crioula, que é repetido todos os anos desde 1947, é um dos momentos mais importantes do tradicionalismo gaúcho. A cerimônia marca o início das comemorações do Dia do Gaúcho no Estado. De acordo com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o ato começou quando um grupo de jovens retirou uma centelha da pira da pátria e conduziu do Parque Farroupilha até o Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, iniciando um movimento de resgate e preservação dos usos e costumes gaúchos que também impactou na criação do MTG.





Imprimir Notícia - Compartilhar no Facebook