Publicado em 18/03/2020, Por Bruna Belusso - Assessoria de Imprensa

- Devido à pandemia de Coronavírus e as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Administração Municipal de Santo Expedito do Sul anunciou na tarde desta quarta-feira (18) por meio de sua Assessoria de Imprensa, o CANCELAMENTO do restante da programação comemorativa aos 28 anos de emancipação do município. Com isso, estão suspensos o baile com Chiquito & Bordoneio; o torneio de bochas e canastra para casais; e a 1ª Trilha de Santo Expedito, que aconteceriam nos dias 20, 21 e 22 de março, respectivamente.

- Também estão cancelados TODOS os eventos com aglomerações de pessoas, no Município de Santo Expedito do Sul, pelo período de 30 dias.

- Estão suspensas as aulas na rede municipal de ensino por um período de 30 dias, a contar desta quinta-feira (19). Neste período, os estudantes terão aula na modalidade à distância.

- Atividades como curso de violão no CRAS e encontros da Terceira Idade também estão suspensos até segunda ordem.

- A Secretaria da Saúde recomenda lavar bem as mãos com água e sabão, rosto e dentro da cavidade nasal várias vezes ao dia e fazer uso de álcool gel se possível.

- Os atendimentos na Unidade Básica de Saúde deverão ser restritos a somente urgência e emergência. Os atendimentos odontológicos, de fisioterapia e nutrição foram cancelados temporariamente, exceto casos de extrema emergência, sendo que a comunicação deve ser realizada pelo telefone (54) 3396-1100.

- Pessoas com dificuldades respiratórias e com febre alta, principalmente se fizerem parte do grupo de risco de diabéticos e hipertensos, se apresentarem alguns dos sintomas citados, podem procurar a UBS comunicando os sintomas e aguardando na parte externa da Unidade, para a entrega de uma máscara e posterior atendimento. Em casos de dúvidas, favor ligar para o disque-saúde no número 136 do Ministério da Saúde. É de extrema importância que as pessoas permaneçam nas suas casas e saiam somente se houver extrema necessidade, evitando assim o possível contágio com o vírus.

- O momento é de união e compreensão para que possamos sair desta situação o mais rápido possível. A Administração Municipal agradece a colaboração e compreensão de todos os munícipes.