EDUCAÇÃO
Atividade foi realizada na tarde desta quarta-feira, 18 de agosto, com a presença de pais que têm filhos matriculados na educação infantil do município
A diferença na educação dos três filhos é notável para a mãe Claudiane Tibolla. Foi mãe de primeira viagem do Pedro, que hoje tem 9 anos e, com todas as incertezas de quem tem a primeira experiência da maternidade, acabou com cuidados excessivos com o menino. Com o Arthur, que hoje tem 6 anos, muita coisa mudou e o aprendizado com o primogênito trouxe mais segurança. Agora, com o Heitor, de 2 anos, ela consegue dar ainda mais autonomia e estar mais segura na educação do filho que inicia as atividades na educação infantil na próxima semana.
“Essa conversa abriu ainda mais a mente. Vemos que, muitas vezes, no intuito de proteger, acabamos cuidando demais”, disse ela se referindo ao encontro realizado na tarde desta quarta-feira, dia 18 de agosto, que reuniu os pais de crianças que frequentam a Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, a reunião abordou o desenvolvimento infantil e a importância da família no processo de aprendizagem.
O encontro teve a abertura realizada pela diretora da Escola Criança Feliz, Patrícia Duarte, e contou com a manifestação do coordenador de Educação, Celso Cardoso, e da secretária de Educação, Delirdes Tonietto. A palestra foi ministrada pela professora Fernanda Schneider, psicopedagoga que presta assessoria na área de educação no município.
Na oportunidade, Fernanda abordou sobre o que é educação infantil e como ocorre a aprendizagem nessa idade. Segundo ela, no desenvolvimento do processo de leitura e escrita, a narrativa é fundamental. “A criança conta na escola o que acontece em casa e em casa o que acontece na escola. O contar dá respaldo para o escrever”, informa ela, citando que depende dos pais como será o processo de desenvolvimento da criança. "Na escola, a criança vai com roupa de brincar. Lá, se desenvolve a parte lúdica para que possa aprender", comenta ela, sobre as atividades que são programadas para desenvolvimento de habilidades cognitivas a partir da ludicidade.